sexta-feira, julho 13, 2007

"Doze Mandamentos para a História..."


"...a História está em perigo de morte. Não de "morte matada", com honra, mas de "morte morrida", sem glória. Não de uma morte de velhice com a perda de juizo incorporada. Este estado de pré-morte é devido a três causas e as três devido ao mau manuseamento da Disciplina. A nível do Superior, e da investigação, continuam a prevalecer e a ser determinantes as fontes escritas e materiais, enquanto que continuam inderrubáveis os muros dos quintais e quintinhas dos senhores professores doutores donos delas.(...) A segunda causa é o ensino da História no Ensino Básico e Secundário que, através de manuais totalizantes e abrangentes, se lecciona seca e "estereotipada". Se o professor não souber "dar a volta", a História, além de seca, é uma seca. A terceira causa é a actual falta de expressão social da História.(...) A pensar neste problema,(...) resolvi escrever 12 mandamentos para a História e para os que dela gostam. Divirtam-se.

1.História não é a disciplina que estuda os mortos, pois o historiador não é cangalheiro.

2.História não é a disciplina que estuda os objectos antigos, pois o historiador não é o homem do ferro-velho.

3.História não é a disciplina que estuda os outros tempos, pois o historiador não é um lunático ou marciano.

4.História não é a disciplina que estuda os belos tempos de outrora, pois o historiador não é agente de viagem.

5.História não é a disciplina que estuda as religiões antigas, pois o historiador não é um fanático ou fundamentalista.

6.História não é a disciplina que estuda os valores antigos, pois o historiador não é um moralista.

7.História não é a disciplina que estuda a vida dos antigos, pois o historiador não faz coscuvilhice.

8.História não é a disciplina que estuda e sonha com o passado glorioso, pois o historiador não gosta de manhãs de nevoeiro.

9.História não é a disciplina que estuda o suor dos nossos heróis, pois o historiador sabe que para suar basta estar ao Sol.

10.História não é a disciplina que estuda as "fontes" antigas, pois o historiador sabe que a água pode estar contaminada.

11.História não é a disciplina que estuda os actos heróicos dos nossos antepassados, pois o historiador não é mentiroso, nem cegueta tão pouco.

12.História é a disciplina que estuda o homem de hoje, fresco e vivo, e que, para a sua compreensão total, o transporta ao passado e o leva ao futuro.HISTÓRIA É VIDA!(...) E A VIDA É HISTÓRIA!

in "O Professor", Janeiro/Abril 2007

António Maria Romeiro Carvalho - Professor de História. Sociólogo

Sem comentários: